quarta-feira, 25 de maio de 2011

Notícias - Mensagens

Livro da Família em forma digital, disponivel no arquivo da cidade de Solingen/Alemanha, onde nossos ancestrais nasceram.


______________________

Para refletir e quem sabe no final colaborar:

retirado do: Fórum Imigração Alemã – Yahoo

2011/4/29 paulo reinaldo freitag <freitagpaulo@yahoo.com.br>




Caros Coolisteiros

Vou relatar uma aventura que tem tudo a ver com nosso fórum:

Inspirado no Indiana Jones e nas peripécias do Felipe Braun e dos seus amigos na busca das origens da imigração alemã, eu e dois primos realizamos uma "expedição arqueológica" no dia 27.04.11.

O nosso campo de pesquisa foi a mais que centenária casa onde viveram gerações das famílias Grenzel, Freitag e Luft, em Sampainho, interior de Santa Clara, próxima à Lajeado (RS).
A casa está desabitada há mais de 10 anos.´Ela já estava condenada naquela época. Não há mais como restaurar, tal a decrepitude.
Imaginem como foi entrar num ambiente destes. Só podíamos pisar nos barretes do assoalho. Fora disto corria-se o risco de afundar chão a dentro. Eu achei que aquelas teias de aranha formando várias camadas sucessivas do teto ao chão fossem coisa de filme de aventura. Mas é verdade! O cenário era este.
O que fazíamos lá?
Bem, os móveis já haviam sido todos vendidos a antiquários nos anos anteriores.. Porém, a esperança era encontrar algo como papéis e livros que poderiam ter ficado para trás.
Sobre a minha família, Freitag, há muito pouco registrado. Sobre meu avô, Reinoldo, eu sabia apenas o seu nome. A esperança era achar algo como apontamentos, cartas, fotos...
Anexo à casa ficava a venda (o armazém). Ali a construção estava mais conservada. Ao menos podíamos pisar no chão. No antigo escritório encontramos espalhados pelos chão pilhas de papéis, livro, publicações, livros caixa e vários outros itens. Tudo havia sido retirado da escrevaninha e dos armários e lançado ao chão, sem nenhuma ordem ou cuidado.
Havia também um antigo cofre chaveado.
Começamos pela confusão do chão. Havia pilhas que se desmanchavam porque a chuva infiltrou pelo teto em alguns pontos. Além disto, havia pouca luz no recinto o que nos obrigava a levar todo o material para uma sala ao lado, onde havia uma janela. .
Encontramos alguns livros, entre eles uma biblia de 1858. Encontramos livros de registros dos negócios da venda e dois deles separamos porque eles relacionam grande parte dos nomes dos moradores daquela localidade no período de 1925 a 1935.
E no fundo da terceira pilha fizemos um grande achado. O último papel da pilha, dobrado em folha dupla, o que o conservou, encontramos a Carta de Naturalização do mais antigo Grenzel que se relaciona à nossa familia,datada de 1888, assinada pelo Barão de Santa Tecla, o então Vice Presidente de São Pedro do Rio Grande do Sul, província do império Brasileiro. No anexo está a imagem do documento.

Depois de mais algumas pilhas, encontramos um documento interessante: um salvo-conduto. Datado de 1939, autorizava meu avô a fazer uma viagem à Santa Catarina e foi emitido pela delegacia de polícia de Lajeado. Neste caso vou pedir a ajuda dos amigos, pois não tenho idéia do porque de um salvo conduto para esta situação..

Após repassar todos os papéis das pilhas, fomos para o cofre, meio emperrado, mas que conseguimos abrir. Havia duas portas: uma maior, acima, e outra, abaixo. O compartimento de cima dividia-se em vários escaninhos e gavetas. Do maior escaninho eu havia retirado uma antiga caixa de charutos com alguns papéis. Depois de analisar o conteúdo, recoloquei a caixa no escaninho. Como empurrei a caixa para o fundo, ouvi um som de lata. O cofre é de aço espesso e o som da batida neste tipo de metal é surdo.
Como o ambiente tinha pouca luz, nada se via de diferente do que o metal do cofre. Como o escaninho era mais profundo que os outros, achei aquilo estranho e coloquei as mãos dentro do espaço, usando o tato. Foi quando percebi que havia um cilindro de metal no fundo do escaninho. Por causa de sua cor, confundia-se com o metal do cofre. Retirei-o e quando o abri, que surpresa! Estava repleto de documentos.
Todas as escrituras que revelavam a cadeia de compras, vendas e sucessões dos imóveis que hoje compõe toda a área anexa à antiga casa (aprox. 10 ha). Além disto, todos os contratos e distratos da casa de comércio (venda), desde seu início naquele local, em 1901.
Recibos que provam que o comércio já existia anteriormente, porém em outro local. Apólices de seguro dos anos 20 e 30. E, ainda, certidões de pessoas da família. 
Sabíamos que havia um sótão na venda. Um dos primos, corajoso, aventurou-se e subiu. Lá encontramos vários artefatos antigos, alguns itens de estoque da antiga venda, inclusive um fardo de fumo em corda que está lá pelo menos a 20 anos, data aproximada do fechamento do comércio. Na última caixa que encontramos no sótão havia vários exemplares de um periódico publicado em Leipzig, no ano de 1893, dos quais apenas 30% ainda em estado razoável.
Terminamos nossa varredura depois do meio-dia. Antes de fecharmos a venda, um dos primos resolver dar uma última passada na parte antiga da casa, que está vazia, pois os móveis foram todos retirados. Para nossa surpresa ele localizou uma caixa de madeira com mais de 50 fotos antigas das três famílias. Eu não tinha uma foto sequer do meu avô e agora tenho várias. Ainda não conseguimos nem identificar todos as pessoas.
Bem, este é o resumo.
Fomos de mãos vazias e cheios de esperanças. Voltamos com um tesouro. Mais valioso que ouro, porque este não se compra numa joalheria e é insubstituível. As memórias de nossos antepassados e assim também as nossas é que fazem o que chamamos de história.
 Desejo que todos os amigos deste fórum tenham a possibilidade de fazer algo semelhante, se é que já não o fizeram.

Hummm....estou pensando agora: e aquele baú que o meu avô materno guardava no seu quarto até o dia de seu falecimento, por onde andará?     
  
Paulo Reinaldo Freitag
Gravataí (RS)
Pesquisa principal: Freitag no RS, imigrados em 04.02.1827
Pesquisa secundária: Meng, Sehn, Kronbauer, Göergen, Kremer/Kraemer, Kölln e Endres





____________________________________________________

Ficou assim




_______________________________

Esta é a arte final do meu cartão de visita, feita pela Gráfica Boralli, aqui de Pirassununga, agora é só manda imprimir os cartões, de sua opinião.

_______________________

Banco na Praça São Benedito

Na data de 26 de abril de 2011, me dirigi a Praça São Benedito, ao lado do cemitério Municipal de Pirassununga, a fim de registrar em meu blog: http://www.memoriadepirassununga.blogspot.com/, os bancos ali existentes desde o ano de 1974, estes doados por familias e empresas da cidade, que acredito fizeram no fim de colaborar com a administração publica municipal na oportunidade. Sabedor que ali existia e tinha visto a pouco tempo, por ocasião do falecimento do nosso primo João Evangelista (Queijinho), um banco com referencia a nossa família Tückmantel, com os dizeres: Merceria Santa Catarina (em homenagem a minha avó), Tuckmantel & Cia Ltida (s.m.j.), com uma pequena avaria, em um dos cantos do banco, e acredito que com boa vontade poderia reparar o mesmo e retornar ao seu local de origem. E para meu espanto e tristeza o mesmo foi substituido, vejam:


_____________________________________________
A mais nova Tückmantel

Acabei de ler a noticia ( 27 de abril de 2011), no facebook do familiar DIEGO TUCKMANTEL & ROBERTA SCHIMID, que postou a foto de sua filha ISABEL SCHIMID TUCKMANTEL, felicidades a mais nova do clã, a sexta na geração do Brasil, vai abaixo a foto:


_____________________________________________________

Homenagem do Poder Publíco de Pirassununga.





___________________

Video produzido pela minha amiga Ana Paula Sanchez, obrigado pelo carinho, fiquei muito feliz, tenha certeza. (Pirassununga, 20/04/2011)







______________________________________________

Entrevista na rádio Piracema

Fui entrevistado na Rádio Piracema/FM, aqui de Pirassununga, aonde podemos conversar sobre a nossa família Tückmantel e meu novo blog que criei a respeito da cidade de Pirassununga, no comando dos locutores Naressi e Nelson, dia 18 de abril de 2.011.

_____________________________________________


Hoje dia 11 de abril de 2011, postei um video da minha madrinha Rosária Tückmantel Carbonaro, Tia Maria (in memorian), editado em 2006, por sua nora Susi, feito através de camera de celular, para que a mesma não percebe-se a filmagem, onde a mesma dá uma dica de uma receita.



________________________________________________________

Hoje, 08 de abril de 2011, consegui restaurar uma foto dos meus avós: Antonio Tückmantel e Catarina da Silva Tückmantel, pela mãos do profissional fotográfo Paulo Iaderoza (Pirassununga), segue abaixo:


Catarina da Silva Tückmantel e Antonio Tückmantel

________________________________________________________

Recebi na data de hoje 06/04/2011, de Erwin Tückmantel (tueckmantel.kunst_aus_holz@web.de), morador em Wuppertal/Alemanha e criador do Brasão da Família, cópias dos documentos de registro do mesmo, segue abaixo a mensagem e as imagens:

Hallo,

we hope you can read the heraldica of us.

Regards
Erwin an Barbara Tückmantel




_______________________________________________

Recebi esta mensagem abaixo (04/04/2011), informando que a Biblioteca (stadtarchiv@solingen.de) da Cidade de Solingen (Alemanha), onde nossos ancestrais vieram, disponibilizou o livro que escrevi, estou muito contente.

Sehr geehrter Herr Tückmantel,
vielen herzlichen Dank für die Zusendung der pdf-Ausgabe Ihres Familienbuches.
Wir werden es in unserer Bibliothek aufnehmen.
Mit freundlichen Grüßen,
Cesare Borgia
(Stadtarchiv Solingen)

_______________________________________________________

Mensagem enviada por Eliane Serafim (elianeser@hotmail.com) - Americana/SP - 05/04/2011

Para quem não viu.....

A Família Tuckumantel foi representada no Fantástico de domingo 03/04, para quem não viu ou prestou "atenção"  - o médico cardiologista que faz os exames em Zeca Camargo e Renata Ceribelli  é nosso primo.
Dr. Alexandre Carvalho é filho a Maria Eunice Tuckumantel Carvalho de Sorocada, neto do Tio Julio Tuckumantel ( Sobrinho da Marilda Tuckumantel de Pirassununga)  Vale a perna ver a reportagem.... entre no site do fantástico.

Forte Abraço a todos.


Zeca e Renata terão 90 dias para adquirir hábitos saudáveis

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1657114-15605,00-ZECA+E+RENATA+TERAO+DIAS+PARA+ADQUIRIR+HABITOS+SAUDAVEIS.html#


Dr. Alexandre Carvalho, neto de Tückmantel

Zeca Camargo sendo atendido pelo Dr. Alexandre Carvalho (neto de Tückmantel)

Renata sendo atendida pelo Dr. Alexandre Carvalho (neto de Tückmantel)



____________________________________________________________________________

Foto Enviada por Joas Tuckmantel (joas_123@hotmail.com), morador em Valinhos, interior de São Paulo - 05/04/2011

O Avô de Joas com seus irmãos

0 comentários:

Postar um comentário